Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio é uma competição envolvendo duas cidades do mesmo porte. O objetivo é que os moradores dessas localidades façam pelo menos 15 minutos de exercício físico entre zero hora e 21 horas no dia da prova. Vence a cidade que mobilizar o maior número de pessoas.
COMO TUDO COMEÇOU?
No inverno de 1983 , quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.
No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio dali em diante. Porém, o inverno de temperaturas baixas levou à transferência da atividade para o mês de maio, início do verão no Hemisfério Norte.
Assim, o Dia do Desafio passou a realizar-se todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes.
A entidade que coordena o evento no continente americano é o SESC SP e as Prefeituras são responsáveis pela inscrição e mobilização dos participantes de seus municípios.
Com o tema: “VOCÊ SE MEXE E O MUNDO MEXE JUNTO”, o Sesc em parceria com a Prefeitura de Salete, promove no próximo dia 26 de maio, o Dia do Desafio. Trata-se de uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, em busca do bem estar coletivo.
Este é o primeiro ano que o município de Salete participa do Dia do Desafio, e estará concorrendo com o município de Godoy Moreira no Paraná, que tem uma população de 3616 habitantes.
A Escola estará se mobilizando neste dia também, fazendo 15 minutos de ginástica com os alunos, professores e funcionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário