segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DIA DA BANDEIRA

HISTÓRIA DO DIA DA BANDEIRA

O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituíta quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira.

Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Este lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.

Curiosidades sobre a bandeira brasileira:

- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.

- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.



A REPRESENTAÇÃO DAS CORES


Ao longo da existência da bandeira brasileira, algumas interpretações foram feitas a respeito do significado ou representatividade de suas cores. Há uma leitura popular que relaciona as cores da bandeira com aspectos naturais inerentes ao território do país, como por exemplo, a relação do abundante verde da bandeira com a floresta amazônica, ou ainda o amarelo com as riquezas da terra, etc.

O fato é que as cores possuem sim um significado, porém, destacando outros aspectos.

As cores, verde e amarelo estão relacionadas com a casa real de Bragança, da qual fazia parte d. Pedro I, bem como a casa real dos Habsburg, à qual pertencia a imperatriz dona Leopoldina. O circulo azul refere-se à imagem duma esfera celeste, posicionada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (08 horas e 30 minutos) do dia 15 de novembro de 1889.

As estrelas representam cada estado de federação. As estrelas estão dispostas em diferentes tamanhos, no caso, são cinco grandezas diferentes – a diferenciação de tamanhos está relacionada com aspectos astronômicos, direta ou indiretamente.

Quanto à faixa branca a explicação mais encontrada em pesquisas é a de que não há qualquer relação desta faixa com aspectos astronômicos. Relatos afirmam que esta faixa foi inserida simplesmente para “abrigar” o lema ordem e progresso.

Ordem e progresso foi um lema inserido na bandeira do Brasil em homenagem ao positivista francês Augusto Comte, do qual o brasileiro Teixeira Mendes (um dos idealizadores da bandeira) era seguidor.

O HINO À BANDEIRA

Instituído em 18 de fevereiro de 1890, o hino à bandeira faz parte das comemorações oficiais do Brasil.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

COPA ITS DE FUTSAL

A Revista  Its realiza em várias cidades do Estado a “Copa Its de Futsal”. O campeonato, que incentiva a prática do esporte entre os jovens catarinenses, tem como destaques a presença de árbitros federados e uniformes personalizados.

O evento conta ainda com a presença de olheiros do futebol profissional, o que pode gerar oportunidades de profissionalização para os alunos participantes.

Já foram realizados jogos nas cidades de Joinville, Criciúma, São José, Rio do Sul e Joaçaba e em Xanxerê.

Na etapa de Rio do Sul, participaram os alunos Gabriel, Maicon, Gian, Lucas, Diego Bilk, Michael, Fábio, Diego Chaves e Wilson, sob o comando do professor Adriano Stolf.

A próxima etapa será em Brusque, dia 20/11.

Contem com nossa torcida!!!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

HOJE É DIA DE....

NOVEMBRO

04 Dia do Inventor
05 Dia da Ciência
08 Dia Mundial do Urbanismo
10 Dia do Trigo
11 Dia do Supermercado
14 Dia da Alfabetização
15 Proclamação da República
17 Dia da Criatividade
19 Dia da Bandeira
20 Dia da Consciência Negra
22 Dia do Músico
23 Dia Internacional do Livro
25 Dia do Doador de Sangue
29 Dia do Café

DEZEMBRO

01 Dia do Imigrante
02 Dia do Samba
04 Dia da Propaganda
08 Dia da Família
09 Dia do Fonoaudiólogo
10 Dia do Palhaço
11 Dia do Engenheiro
13 Dia do Marinheiro
15 Dia do Jardineiro
16 Dia do Reservista
18 Dia do Museólogo
21 Dia do Atleta
23 Dia do Vizinho
25 Natal
26 Dia da Lembrança
28 Dia do Salva-Vidas
31 Ano Novo

HINO DA PROCLAMAÇÃO DA REÚPLICA

Letra: Medeiros e Albuquerque
Música: Leopoldo Augusto Miguez

Seja um pálio de luz desdobrado.
Sob a larga amplidão destes céus
Este canto rebel que o passado
Vem remir dos mais torpes labéus!
Seja um hino de glória que fale
De esperança, de um novo porvir!
Com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir!
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Nós nem cremos que escravos outrora
Tenha havido em tão nobre País...
Hoje o rubro lampejo da aurora
Acha irmãos, não tiranos hostis.
Somos todos iguais! Ao futuro
Saberemos, unidos, levar
Nosso augusto estandarte que, puro,
Brilha, avante, da Pátria no altar!

Liberdade! Liberdade!
Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue em nosso pendão,
Sangue vivo do herói Tiradentes
Batizou este audaz pavilhão!
Mensageiros de paz, paz queremos,
É de amor nossa força e poder
Mas da guerra nos transes supremos
Heis de ver-nos lutar e vencer!
Liberdade! Liberdade!

Do Ipiranga é preciso que o brado
Seja um grito soberbo de fé!
O Brasil já surgiu libertado,
Sobre as púrpuras régias de pé.
Eia, pois, brasileiros avante!
Verdes louros colhamos louçãos!
Seja o nosso País triunfante,
Livre terra de livres irmãos!

Liberdade! Liberdade!

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Você sabe o que aconteceu na manhã de 15 de novembro de 1889?

A proclamação da República!

Antes de conhecer a história da proclamação da República, vamos entender primeiro o que é República e Império.

A República é um governo que procura atender aos interesses gerais de todo o cidadão. É o povo que elege o seu Chefe de Estado, que exercerá um mandato temporário. No Brasil, o atual Chefe de Estado é o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Brasil, antes de ser uma República, era um Império. O Brasil era governado por um imperador chamado Dom Pedro II. Ele teve o poder absoluto do governo durante 49 anos.

Muitas pessoas apoiaram o fim do Império e o início da República. São elas: as pessoas que participaram das campanhas abolicionistas, fazendeiros e o exército. Quem começou de fato a conspirar para a derrubada da monarquia foi Benjamim Constant. Porém, quem proclamou a República e pôs fim ao império foi o Marechal Deodoro da Fonseca, figura de maior prestígio no exército. Convencido por Benjamim Constant, o Marechal Deodoro concordou com tal ato no dia 11 de novembro. Foi difícil convencê-lo, pois o Marechal era amigo de Dom Pedro II.

Na manhã de 15 de novembro de 1889, Deodoro, à frente de um batalhão, marchou para o Ministério da Guerra, e declarou o fim do período imperial, e o início do período republicano. Dom Pedro II, o imperador da época, que estava em Petrópolis, retornou ao Rio. Ele pensava que o objetivo dos revolucionários era apenas substituir o Ministério. No dia seguinte, foi-lhe entregue um comunicado confirmando a proclamação e solicitando sua partida para o exterior. Entre 1889 e 1930 o governo foi uma democracia constitucional e a presidência alternava entre os estados dominantes da época: São Paulo e Minas Gerais.

HALLOWEEN