HISTÓRIA DO DIA DA BANDEIRA
O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituíta quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira.
Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Este lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.
Curiosidades sobre a bandeira brasileira:
- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.
- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.
- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.
A REPRESENTAÇÃO DAS CORES
Ao longo da existência da bandeira brasileira, algumas interpretações foram feitas a respeito do significado ou representatividade de suas cores. Há uma leitura popular que relaciona as cores da bandeira com aspectos naturais inerentes ao território do país, como por exemplo, a relação do abundante verde da bandeira com a floresta amazônica, ou ainda o amarelo com as riquezas da terra, etc.
O fato é que as cores possuem sim um significado, porém, destacando outros aspectos.
As cores, verde e amarelo estão relacionadas com a casa real de Bragança, da qual fazia parte d. Pedro I, bem como a casa real dos Habsburg, à qual pertencia a imperatriz dona Leopoldina. O circulo azul refere-se à imagem duma esfera celeste, posicionada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (08 horas e 30 minutos) do dia 15 de novembro de 1889.
As estrelas representam cada estado de federação. As estrelas estão dispostas em diferentes tamanhos, no caso, são cinco grandezas diferentes – a diferenciação de tamanhos está relacionada com aspectos astronômicos, direta ou indiretamente.
Quanto à faixa branca a explicação mais encontrada em pesquisas é a de que não há qualquer relação desta faixa com aspectos astronômicos. Relatos afirmam que esta faixa foi inserida simplesmente para “abrigar” o lema ordem e progresso.
Ordem e progresso foi um lema inserido na bandeira do Brasil em homenagem ao positivista francês Augusto Comte, do qual o brasileiro Teixeira Mendes (um dos idealizadores da bandeira) era seguidor.
O HINO À BANDEIRA
Instituído em 18 de fevereiro de 1890, o hino à bandeira faz parte das comemorações oficiais do Brasil.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário